Ao longo dos anos de trabalho como chef de cozinha e professora de cursos de culinária, percebi que não são poucas as pessoas que deixam de fazer algumas receitas por medo de usar a panela de pressão.
Inspirada nessas pessoas, decidi publicar algumas dicas fundamentais para que não haja mais nenhuma desculpa para “fugir” de qualquer receita.
O manuseio correto de um produto de boa qualidade, que esteja em bom estado, é suficiente para garantir o uso da panela de pressão com toda segurança, conforme segue:
1. Verifique se a borracha de vedação está inteira, sem rachaduras (foto 1 ) :
2. Veja se a válvula de pressão está preservada dos dois lados da tampa (fotos 2 e 3):
3. Atente para que a válvula de pino (localizada no centro da tampa) esteja preservada (foto 4):
4. Tampe com atenção, certificando-se de que o encaixe tenha sido perfeito, e feche a trava. Para tampar, primeiro coloque a tampa dentro da panela, inclinando um pouquinho, e depois volte para a posição correta de forma que o cabo da tampa esteja alinhado com o cabo da panela.
Somente depois disso, encontre o encaixe perfeito (fotos 5 e 6):
5. Durante o cozimento, é importante diminuir o fogo à medida que a panela “pegou pressão” (o vapor saindo pela válvula com pino fará um chiado característico – caso o chiado não aconteça é sinal de que a panela não está bem tampada, e por isso não alcançará a pressão) (foto 7):
Fogo alto ou baixo influencia não no tempo de cozimento, no caso da panela de pressão, e sim na quantidade de água que irá evaporar. Fogo alto = evaporação mais rápida / fogo baixo = evaporação mais lenta. A utilização do fogo alto poderá facilitar que o alimento grude no fundo da panela e queime.
6. Terminado o tempo de cozimento da receita, desligue o fogo e deixe a panela descansar por alguns instantes ou até que a válvula com pino tenha parado de chiar. Coloque a panela na pia, ligue a torneira e deixe escorrer água somente nas laterais da panela, nunca diretamente sobre a tampa (foto 8):
7. Quando a panela despressurizar, pode haver um estampido. Destrave a tampa e retire-a da mesma forma como foi tampada (fotos 5 e 6), inclinando um pouquinho para que ela possa sair de dentro da panela.
Observando com rigor estes sete itens de segurança acima, as experiências com a tão temida panela de pressão deverão ocorrer com mais tranquilidade, sem medo e sem surpresas, tanto quanto à segurança quanto ao resultado das receitas.
E, a partir disso, a panela de pressão poderá se tornar uma de suas maiores aliadas na cozinha.
Fonte: Yahoo.mulher.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou? Dê sua opinião e sugestão