Sr e Sra Fulano de tal, ou Sr Fulano de Tal e Sra, ou então Fulano de Tal e Fulana de Tal: o convite é apenas ao casal.
Sr. Fulano de Tal e família: esse convite abrange toda a família que resida na mesma casa.
Sr Fulano de Tal, ou Fulano de Tal: o convite é apenas a pessoa a quem está destinada.
R.S.V.P
R.S.V.P. é a abreviatura da expressão francesa Répondez S’il Vous Plaît, que equivale a “Responda, por favor”.
Essa sigla é utilizada em grandes eventos (principalmente em casamentos), onde os anfitriões pedem a confirmação da presença dos convidados, para conseguirem fazer um melhor planejamento do evento. Dessa resposta dependem, por exemplo, o Buffet, que precisa de um número exato de convidados, e o decorador, que disponibiliza a quantidade correta de mesas e cadeiras. Caso algum convidado não confirmado compareça, muito provavelmente haverá algum transtorno para os anfitriões ou para a cerimonial, que planejaram um evento para um número exato de pessoas.
Em alguns casos, convites não confirmados perdem sua validade, o que significa que convidado que não for confirmado, terá sua entrada barrada. E por isso a confirmação de presença é tão importante e é uma das melhores expressões de educação e respeito ao próximo.
Existem dois tipos de RSVP: o RSVP ativo e o RSVP passivo ou receptivo. No RSVP receptivo o convidado telefona para o serviço, para confirmar sua presença. No RSVP ativo, a empresa responsável entra em contato com os convidados para realizar a confirmação.
Atualmente, a opção mais chique para o RSVP passivo ou receptivo é colocar um link para um site de casamento personalizado. Os convidados já aproveitam a oportunidade para deixar um recado no mural de mensagens, ver o mapa do local da cerimônia e ver as dicas de acomodação, cabeleireiro, etc.
Caso os convidados não confirmem presença até 15 dias antes do casamento, a empresa contratada para o RSVP ativo entra em contato para fazer a confirmação.
As empresas especializadas costumam cobrar R$ 3,50 por convite, independente se à confirmação é ativa ou passiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou? Dê sua opinião e sugestão